t f y
_

As usinas que engoliram o rio

Em torno da capital de Rondônia, Porto Velho, mostramos como a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, está trazendo impactos sobre a população, a economia e o meio ambiente. Ribeirinhos e pescadores afetados pelas obras são removidos de suas moradias sem garantia de que conseguirão novas formas de sustento. Apesar de uma série de condicionantes ter sido prevista, Porto Velho e as vilas que a cercam padecem com problemas como falta de segurança e escolas.

Também mostramos que, enquanto as empresas estão em busca de apressar as obras e maximizar os lucros, os trabalhadores sofrem com acidentes de trabalho e enorme pressão dos empregadores. Diante da pressa e do descuido humanos, a natureza já começa a dar seu troco: desbarrancamentos imprevistos e mortandades de peixes são alguns fenômenos que já estão ocorrendo. Conheça a cara do progresso trazido pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Documentos “Os trabalhadores que pararam o progresso”

Read more

Os trabalhadores que pararam o progresso

Protagonistas de greves que ganharam projeção nacional, os operários que constroem as usinas em Rondônia continuam vivendo sob pressão e riscos de acidentes Por Ana Aranha Francisco viu o amigo ser esmagado por uma árvore enquanto trabalhava em desmatamento de área a ser alagada por Jirau Foto: Marcelo Min Já …

Read more

Documentos “Vidas em trânsito”

Read more

Documentos “Rio em Fúria”

Read more

Documentos “Guerra dos megawatts”

Read more

Trabalho sacrificado

Read more

Vidas em trânsito

Em meio às obras em Rondônia, milhares de homens e mulheres se encontram e desencontram, e o dinheiro desaparece com a mesma velocidade que surge, em meio a sexo, violência e ausência dos órgãos públicos Por Ana Aranha Prostituta em salão de beleza em Jaci Paraná, a vila mais próxima …

Read more

Um rio em fúria

Ondas engolem casas, e peixes aparecem mortos, enquanto pescadores passam fome. A usina de Santo Antônio mudou o rio e a vida em Rondônia   Por Ana Aranha Nas margens desbarrancadas do rio Madeira, Francisco Souza mostra foto do quintal que foi levado pelas águas  Foto: Marcelo Min Dois dias …

Read more

A guerra dos megawatts

Enquanto as empresas disputam entre si para extrair o máximo de energia do rio Madeira, aumentam os impactos das obras sobre a população local e o meio ambiente   Por Ana Aranha Usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia Foto: Marcelo Min Uma briga entre peixes grandes revolta o curso do …

Read more