t f y
_

A terra prometida da Vale

Em 2,4 mil km de estradas entre o leste do Pará e o oeste do Maranhão, nossa equipe mostra a polêmica em torno do novo projeto da Vale, que quer dobrar, até 2016, a produção de minério de ferro em Carajás. Em disputa com os movimentos sociais da região por conta das obras de duplicação da Estrada de Ferro Carajás, a Vale ganhou recentemente, numa votação internacional promovida pela internet, o prêmio de "pior empresa do mundo". A reportagem mostra as histórias de vidas atropeladas pelos grandes projetos de desenvolvimento. Instalados na região com incentivo do governo militar, milhares de assentados foram abandonados. Os que persistiram nas novas terras sofrem com o avanço desenfreado da mineração ou, em péssimas condições, vendem carvão para as usinas que produzem ferro-gusa – um negócio marcado pelo desrespeito ao meio ambiente e à legislação trabalhista.

Vídeo: o trem do ferro

Read more

Documentos da matéria “Por que a Vale foi eleita a pior empresa do mundo?”

Read more

Documentos da matéria “Dentro da floresta, a Vale tem pressa”

Read more

Ferro-gusa: valor desagregado

Conheça melhor as indústrias que deveriam trazer desenvolvimento à Amazônia, mas acabaram associadas ao desmatamento ilegal e a geração de trabalho escravo Por Ana Castro   Ele está presente na bicicleta, mas também nos trens, navios e metrôs. Na estrutura da sua casa, no secador de cabelo, na turbina do …

Read more

Quem lucra com a Vale?

Ações judiciais no Brasil e na Suíça querem impor limites às isenções de impostos para a mineradora; país ainda busca modelo para deixar de exportar empregos Por Ana Castro Uma empresa do porte da Vale traz benefícios para o Brasil de diversas maneiras. Mas, para que a mineradora possa ter …

Read more

Sujos de carvão

Em Açailândia (MA), a Pública acompanha o resgate de jovens explorados em carvoarias: “Eles consideram isso trabalho escravo, a gente nem sabia” Por Marina Amaral Fornos de carvão em Goianésia - PA (Foto: Jeremy Bigwood) A presença da Polícia Federal no Centro de Defesa da Vida Carmen Bascarán, em Açailândia (MA), …

Read more

Por que a Vale foi eleita a pior empresa do mundo?

No mesmo ano em que celebrou seu 70º aniversário, a mineradora também recebeu um indesejado prêmio, proposto por movimentos sociais da Amazônia Por Marina Amaral Duas visões de mundo se confrontam no 16º andar do edifício localizado no cruzamento da avenida Graça Aranha com a rua Santa Luzia, no centro …

Read more

Viagem a Canaã

No Pará, a caminho do “maior projeto da história da Vale”, nossa equipe mostra a região onde tudo “tem, mas não está tendo”: empregos, royalties e desenvolvimento Por Marina Amaral Marabá é a porta de entrada da Amazônia que aparece nos cadernos de Economia dos jornais, não nos de Turismo. …

Read more

Dentro da floresta, a Vale tem pressa

Com a exploração da intocada Serra Sul da Floresta Nacional de Carajás, a Vale expande suas atividades na Amazônia e promete dobrar a produção em quatro anos Por Marina Amaral Vista da floresta a partir da canga (Foto: Jeremy Bigwood) “Você tem um morro, coberto de floresta, depois um platô …

Read more