t f y
^

Uma região em mudança

Uma investigação sobre como os grandes empreendimentos estão mudando a cara da região amazônica e a vida de seus habitantes. Nossas equipes de reportagem foram a três regiões da Amazônia para entender a nova onda de desenvolvimentismo.

Carajás


No sudeste do Pará, mostramos como o polo de mineração de Carajás é alvo de uma nova corrida pelo minério de ferro.

Madeira


Em Rondônia, visitamos a área onde estão em construção as hidrelétricas do Rio Madeira.

Tapajós


Conhecemos uma região à espera da chegada de empreendimentos que podem afetá-la de forma decisiva.

Contato

Entre em contato pelo contato.publica@gmail.com ou pelo tel: 11 3661-3887

Nossa redação fica na Casa da Cultura Digital
Rua Vitorino Carmilo, 459, Barra Funda
CEP: 01153-000
São Paulo-SP

Saiba mais sobre o projeto

Entre os meses de julho e outubro, três equipes de repórteres da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo percorreram três regiões amazônicas: no pólo de mineração em Marabá (PA); na bacia do Rio Tapajós; e em Porto Velho e as hidrelétricas do rio Madeira.

Todas as reportagens buscam explorar a complexidade dos investimentos atuais na Amazônia, incluindo as negociações e articulações políticas e ouvindo todos os atores envolvidos – governos, empresas, sociedade civil – para traçar o contexto em que esses projetos têm sido desenvolvidos. O prisma essencial destas reportagens, assim como de toda a produção da Pública, é sempre o interesse público: como as ações e negociações políticas e econômicas têm tido impacto, na prática, a vida da população.